Home » E. Fundamental » 6º Ano » Periférico de Entrada:...

Periférico de Entrada: o Teclado

"Os teclados são considerados um dos principais periféricos de entrada de um computador


teclado-computador
Teclado, um dos principais periféricos de entrada de um computador

O teclado, como citado anteriormente, é um dos principais periféricos de entrada de um computador; ele é formado por um conjunto de teclas e botões, onde cada um representa um ou mais caracteres, que podem ser letras, números e/ou símbolos, além de vários comandos.

Ele é utilizado para a inserção de informações no computador, como também inserção de comandos e outras funções, que podemos citar como exemplo, aqueles que possuem teclas de controle multimídia (controle de volume, play, entre outros).

Suas teclas são ligadas à um chip interno, que identifica qual tecla foi pressionada pelo usuário e envia esta informação ao computador; o computador recebe esta informação e trabalha ela, de acordo com a necessidade.

O meio de transporte das informações entre o teclado e o computador pode ser um cabo (com conectores DIN, PS/2 ou USB) ou transmissão sem fio (através da rede sem fio, bluetooth ou infravermelho).

conectores-teclados
Conectores que os teclados podem utilizar

Grupos de Teclas

As teclas de um teclado geralmente são divididas em vários grupos, onde suas teclas possuem funções semelhantes. Estes grupos são:

grupos-teclado

  • Teclas de digitação (ou teclas alfanuméricas): é o grupo de teclas onde são encontradas as letras, números, pontuação e símbolos; são as teclas utilizadas para a digitação de textos e comandos;
  • Teclas de controle (ALT, SHIFT e CTRL (control)): este grupo é formado pelas teclas que podem ser utilizadas sozinhas ou combinadas com outras teclas, para que possam executar alguma função no computador, de acordo com o programa aberto no momento;
  • Teclas de função (F1-F12): este grupo possui teclas que possuem várias funções, de acordo com o programa aberto no momento. Como exemplo podemos citar a tecla "F1", que geralmente é utilizada para abrir a ajuda do programa aberto;
  • Teclas de navegação: é o grupo que possui teclas que permitem editar textos e movimentar o cursor do mouse dentro deles;
  • Teclado numérico: este grupo possui números e símbolos matemáticos com a distribuição parecida com a de uma calculadora; assim, ele facilita a digitação destes números e também destes símbolos, principalmente na hora de digitação de cálculos matemáticos.

+ RECENTES DE E. Fundamental

Netscape x I. Explorer
A Verdadeira História da Internet
Crescimento da Arpanet
História da Internet
Internet
Internet
sistemas-numericos
Sistemas Numéricos
comments powered by Disqus

Voltar ao Topo