Home » E. Fundamental » 8º Ano » ...

Pré-história da Informática

"Antes dos smartphones, supercomputadores e tvs com conexão à internet, os computadores evoluiram de simples máquinas para as super máquinas de hoje


abaco
Ábaco

Atualmente podemos perceber a presença de computadores, em suas várias formas, em vários momentos da vida moderna: desde os supercomputadores usados em simulações científicas até os smartphones utilizados para a comunicação entre várias pessoas.

Podemos observar uma grande evolução e várias revoluções na história da informática, como nas formas como a utilizamos, principalmente nos últimos anos. O computador como o conhecemos hoje surgiu na década de 1940, mas bem antes disso foram criadas outras máquinas e conceitos que, com suas evoluções, são considerados os primeiros computadores ou conceitoda de informática da história.

O primeiro computador eletrônico digital, criado em 1943, é considerado o marco inicial da informática moderna. Tudo que aconteceu antes da criação deste computador faz parte daquilo que chamamos de pré-história da informática.

Para alguns estudiosos, a pré-história da informática começou no século V a.C, com a criação do ábaco, pelos babilônicos; o ábaco é um instrumento de cálculo formado por uma moldura com arames ou bastões paralelos verticais, onde cada um possui um conjunto de bolas ou fichas que podem deslizar livremente nestes bastões ou arames, sendo assim possível a realização de cálculos de adição e subtração. Ele é ainda utilizado em alguns países, principalmente na Ásia Oriental (China).

Cronologia da Pré-história da Informática

1 - Século V a.C - Criação do Ábaco:

O instrumento de cálculo foi criado pelos babilônicos e é ainda utilizado em alguns países, principalmente na Ásia Oriental (China).

2 - Século XVII (1642):

O matemático francês Blaise Pascal cria a Pascalina, considerada uma evolução do ábaco e a primeira calculadora da história.

pascalina
Pascalina

Como o ábaco, também fazia apenas as operações de soma e subtração, mas por meio de rodas e engrenagens dentadas e era manual.

3 - Século XVII (1673):

O matemático alemão Gottfried Wilhelm Von Leibniz cria uma máquina baseada na Pascalina, mas era mais completa, pois fazia as quatro operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Ele também documentou de forma abrangente o sistema numérico binário moderno, utilizado atualmente na informática.

4 - Século XIX (1801):

Em 1801, Joseph Jacquard, mecânico francês, criou um tear mecânico dotado de leitor de cartões perfurados, que representavam os desenhos dos tecidos a serem teados; por este motivo, este tear é considerado a primeira máquina prática para computar dados.

5 - Século XIX (1823):

Charles Babbage, matemático inglês, cria um dispositivo chamado “Máquina Analítica”, que seria capaz de realizar cálculos simples e complexos através de reprogramação.

Este dispositivo teria memória constituída de rodas dentadas e dispositivos de entrada e saída de dados, pois seria alimentado por cartões perfurados programados e, além disso, poderia imprimir os resultados em papel; por isso é considerado o primeiro computador mecânico da história.

O programa criado para o funcionamento da Máquina Analítica foi criado por Ada Lovelace; por isso é considerada a primeira programadora de computador da história.

modelo-baseado-maquina-analitica
Modelo baseado na Máquina Analítica, em exibição no Museu de Ciências de Londres

6 - Século XIX (1847):

Neste ano é criada pelo matemático inglês George Boole a álgebra booleana, que é um sistema matemático completo utilizado para operações lógicas, muito utilizado atualmente na informática e nos circuitos eletrônicos.

7 - Século XIX (1889):

O estatístico estadunidense Herman Hollerith desenvolve um cartão perfurado para armazenar dados e uma máquina tabuladora mecânica, acionada por motor elétrico. Esta máquina foi usada na apuração do censo estadunidense de 1890, diminuindo para dois anos e meio a apuração deste censo, que foi feita em quase dez anos no censo anterior.

maquina-tabuladora-hollerith
Máquina tabuladora de Hollerith

8 - Século XX (1937):

Foi criado o Z1, a primeira calculadora eletrônica da história e a primeira máquina a utilizar programação binária, pelo estudante de engenharia alemão Konrad Zuse. É considerado por muitos o primeiro computador eletromecânico da história.

z1
Z1, exposto em Berlim

9 - Século XX (1939):

Neste ano Konrad cria o Z3, considerado o primeiro computador programável da história.

z3
Z3, exposto em Berlim

10 - Século XX (1943):

O físico e matemático estadunidense Howard Aiken conclui a construção do Mark I, utilizando os princípios de Charles Babbage.

É também criado neste ano o primeiro computador eletrônico da história, chamado Colossus, pelo matemático inglês Alan Turing; ele executava somente uma tarefa por vez.

reconstrucao-colossus
Reconstrução do Colossus, em 1994

11 - Século XX (1946):

Começando em 1943, é finalizada neste ano a construção do ENIAC (Eletronic Numerical Intergrator and Computer), o primeiro computador eletrônico digital da história. Ele era composto por 18.000 válvulas, 5.000 relès e 800Km de cabos e ocupava um andar inteiro do prédio onde se localizava.


+ RECENTES DE E. Fundamental

Netscape x I. Explorer
A Verdadeira História da Internet
Crescimento da Arpanet
História da Internet
Internet
Internet
sistemas-numericos
Sistemas Numéricos
comments powered by Disqus

Voltar ao Topo