Home » E. Fundamental » 8º Ano » Sistemas Numéricos

Sistemas Numéricos

"Desde os primórdios de sua história, o homem possui a necessidade de contar. A partir desta necessidade surgiram os vários sistemas numéricos atuais.


Nos tempos remotos o homem começou a sentir a necessidade de quantificar coisas; nesta época ainda não exisitia um sistema que possibilitasse esta quantificação.

Para contar coisas, o homem começou a equiparar estas coisas com outros objetos e assim, ele descobria, depois de comparar estes objetos, se faltava algum deles quando fazia a contagem dos mesmos. Como exemplo, podemos citar o pastor que, ao sair com seu rebanho para o pasto, pegava uma pedra para representar cada animal que saia para o pastoreio e, ao retornar, ele comparava a quantidade de pedras com a quantidade de animais, descobrindo se estava faltando ou não algum deles.

Com o passar dos anos, o homem aprimorou a forma de contagem, criando símbolos para representar estas quantidades, surgindo assim vários sistemas de contagem de quantidades, cada um com suas particularidades e seus respectivos símbolos.

Portanto, sistemas numéricos são sistemas de notação usados para representar quantidades. Eles utilizam símbolos e/ou junções destes símbolos para representar estas quantidades; estes símbolos são chamados algarismos e a quantidade que cada um ou cada grupo destes símbolos representam chama-se número. Portanto, o símbolo "2" é apenas uma forma de representar o número "dois", que é a quantidade que este símbolo representa.

Um sistema numérico é definido pela base que utiliza, sendo esta base o número de símbolos ou algarismos diferentes usados por este sistema para representar qualquer número. Atualmente o sistema numérico mais utilizado no ocidente é o sistema decimal, que utiliza dez algarismos diferentes para representar os números; portanto, ele é um sistema numérico de base 10; um sistema que utilize doze símbolos é um sistema numérico de base 12, outro que utilize dois algarismos é um sistema de base 2 e assim sucessivamente.


+ RECENTES DE E. Fundamental

Netscape x I. Explorer
A Verdadeira História da Internet
Crescimento da Arpanet
História da Internet
Internet
Internet
bloco-fonte-word
Edição Básica no Word
comments powered by Disqus

Voltar ao Topo