Home » E. Fundamental » 9º Ano » ...

História da Internet

"Inicialmente com objetivos militares, a Internet evoluiu e cresceu muito até chegar ao que conhecemos atualmente


A história da Internet começa com a criação da ARPANET, rede de conexão da DARPA (Agência de Investigação de Projetos Avançados de Defesa) e surgiu durante a Guerra Fria, na década de 1960, nos Estados Unidos; os estadunidenses estavam preocupados com um iminente ataque às suas bases militares, que poderia vazar informações sigilosas das forças armadas, que se encontravam de forma centralizada no Pentágono.

Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamentoi de informações, que permitisse a descentralização das mesmas; assim, caso o Pentágono fosse atacado, as informações ali armazenadas não seriam perdidas. Assim, a DARPA cria a ARPANET, que era uma rede de transmissão de dados entre as bases militares e os centros de pesquisas do governo estadunidense, possibilitando assim a descentralização dos dados encontrados no Pengágono para estes centros, espalhados pelo país. Em outubro de 1969 ocorreu a transmissão daquilo que pode ser considerado o primeiro e-mail da história.

Durante a década de 1970, várias instituições de ensino (faculdades) começaram a utilizar a ARPANET para transmissão e compartilhamento de dados e pesquisas. Em 1974, foi utilizada pela primeira vez, com a publicação da primeira especificação completa do TCP, o termo "internet", que descrevia uma única rede TCP/IP global.

crescimento arpanet
Crescimento da ARPANET

Enquanto isso aumentou-se consideravelmente o número de servidores e PCs conectados à esta rede, criando assim outras pequenas redes que estavam conectadas à ARPANET.

Em 1983, com o aumento do número de conexões na ARPANET, seu protocolo original, o NCP, foi substituido pelo protocolo TCP/IP; na mesma ocasião, houve a divisão da ARPANET em duas partes: a MILNET, que possuía exclusivamente os órgãos militares e a ARPANET, que continuou com a parte não militar da rede.

Esta divisão possibilitou o início do uso comercial e pessoal da Internet; em 1985, a rede já era utilizada por várias comunidades para comunicação diária; o correio eletrônico já era muito utilizado na época.

Em 1988 foi criado o IRC, o primeiro mensageiro eletrônico utilizado na Internet. Nesta época várias mensagens, somente de texto, eram distribuídas entre os usuários da Internet.

Em 1989, foi proposto por Tim Berners-Lee um projeto de hipertextos, para automatizar a mudança de um texto para outro na internet; este projeto ficou conhecido como "World Wide Web", que pode ser traduzido como "teia mundial".

Em 1990, Berners-Lee já havia criado as ferramentas necessárias para o funcionamento do novo serviço: o HTTP (Hypertext Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto), o HTML (Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto), o WorldWideWeb (o primeiro browser ou navegador), o primeiro servidor HTTP, o primeiro servidor WEB e o primeiro site (conjunto de páginas WEB), que descrevia todo o projeto.


+ RECENTES DE E. Fundamental

Netscape x I. Explorer
A Verdadeira História da Internet
Internet
Internet
sistemas-numericos
Sistemas Numéricos
bloco-fonte-word
Edição Básica no Word
comments powered by Disqus

Voltar ao Topo