Home » Geral » + Geral » Pesquisa diz que redes...

Pesquisa diz que redes WI-FI domésticas do Brasil são inseguras

"Sua rede WI-FI pode estar comprometida, conforme pesquisa realizada


roteador-wi-fi

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de segurança Avast, a maioria das redes domésticas WI-FI do Brasil estão inseguras, por não obdecerem os requísitos mínimos de segurança.

Isto pode acarretar uma série de problemas para os usuários conectados nestas redes, como o roubo de dados.

Depois de analisar cerca de 18.000 conexões WI-FI residenciais do país, a empresa descobriu que cerca de 65% destas redes os usuários mantém a senha padrão do equipamento para acessar as configurações básicas do equipamento, e assim, também da rede.

Logins e senhas padrão, como admin/admin ou admin/senha em branco é o padrão de grande maioria destes equipamentos, e um usuário que esteja próximo ao equipamento e tenha acesso à esta rede, pode utitilizar um destes padrões de acesso e alterar as configurações de tais equipamentos.

A média internacional para este problema é de 50% e serve de alarme para os usuários brasileiros quanto à esta brecha de segurança.

Outro grande percentual das redes pesquisadas, apesar de não utilizarem as senhas padrões dos equipamentos, utilizam senhas fáceis de serem quebradas, como nomes de ruas, endereços, datas, entre outras.

Com esta vulnerabilidade, um criminoso pode configurar o roteador para que o acesso à sites bancários sejam redirecionados para sites falsos, possibilitando assim o roubo de dados bancários dos usuários, entre outros problemas.

É recomendável que se utilize senhas difíceis de serem quebradas, utilizando para isso a mistura de letras maiúsculas com letras minúsculas, números e símbolos; também é importante que as senhas destas redes também sejam igualmente seguras, e claro, diferentes das senhas de login dos seus respectivos roteadores.


+ RECENTES DE Geral

logotipo-firefox
Mozilla deixa Google e faz parceria com o Yahoo
logotipo-whatsapp
WhatsApp inicia criptografia em mensagens de usuários
logotipo-geforce
Nvidia lança drivers GeForce versão 344.75
comments powered by Disqus

Voltar ao Topo