Home » Tutoriais » Hardware » Fonte de energia: importante...

Fonte de energia: importante e negligenciada: parte 1

"A fonte de energia de um computador é por onde entra a energia que o faz funcionar; portanto, é um ítem super importante


fonte-alimentacao-computador
Fonte de alimentação de um computador

Você comeria um prato estragado, mesmo sabendo disso? E comeria este mesmo prato em uma quantidade acima do que está acostumado? E se comesse pouco ou com muito sal durante algum tempo, continuaria se sentindo bem?

Da mesma forma que tomamos alguns cuidados com nossa alimentação, devemos ter também alguns cuidados com a fonte de alimentação de nosso computador: mas, por que? Simples: é ela quem alimenta nosso computador, e se este alimento, que é energia elétrica, não for adequada para o computador, ele também não ficará bem, como você também não ficaria ao comer um prato estragado.

De uma forma geral, os usuários e também muitos "técnicos" de informática ignoram este importante componente dos computadores. Mas por que?

Uma fonte de alimentação "não" interfere no desempenho do computador onde está; é o que pensa grande parte das pessoas que a ignoram. E isto está correto? Em parte, sim, mas somente em parte.

A fonte de alimentação transforma a energia elétrica alternada de 127 ou 220 volts da tomada, dependendo da região do país, para energia elétrica contínua de 12 e 5 volts que é necessária para o funcionamento de um computador; portanto, ela não desempenha nenhum tipo de processamento.

Mas vamos parar para pensar: se você for comer um prato em quantidade acima da normal não irá passar mal? E se, por acaso, a energia da tomada pular de 127 ou 220 volts para 350 volts? Pois é, a fonte terá que aguentar esta sobretensão para que ela não afete ou até mesmo não queime os componentes do computador.

Agora vamos pensar no contrário: e se por acaso você comer este prato em uma quantidade abaixo do normal durante algum tempo, continuará a se sentir bem? Pois é, a energia da tomada também pode sofrer subtensão, baixando dos normais 127 ou 220 volts para 90 ou até mesmo menos.

Mais um exemplo, pra finalizar: e se você comer este prato com muito sal, ou ele estiver estragando, você não irá se sentir mal? Então, se a fonte receber uma energia ruim (suja) também poderá não funcionar direito, e enviando esta sujeira para os componentes do computador que ela alimenta.

fonte-alimentacao-computador-queimada
Fonte de alimentação queimada

Então, será mesma a fonte uma coisa não muito importante para o computador? Além destas, existem outras questões na hora de comprar uma fonte para seu computador... mas deixaremos isto para um próximo artigo!


+ RECENTES DE Tutoriais

senha
Cadastro: Fácil de Fazer e Difícil de Recuperar
comments powered by Disqus

Voltar ao Topo