Home » Tutoriais » software » Cadastro: Fácil de Fazer...

Cadastro: Fácil de Fazer e Difícil de Recuperar

"Na ânsia de ter logo o acesso à algum site, muitos usuários cadastram e-mails que muitas vezes não existe... depois, haja dor de cabeça


senha-invalida

Há muitos anos trabalho com suporte de informática, dos mais variados tipos.

Um dos problemas mais corriqueiros que vejo, de maior problema para os usuários, que são os mais simples de não cometer mas um dos mais complicados de resolver são os cadastros realizados por estes usuários nos mais diversos sites existentes.

Não é difícil encontrar casos em que o usuário, na "pressa" de fazer um cadastro em um dado site, quando chega o momento de preencher o "seu" endereço de e-mail, ele simplesmente ignora isso e escreve qualquer endereço, muitas vezes sem mesmo sequer saber se tal endereço existe ou não.

Alguns sites liberam o acesso ao usuário cadastrado somente mediante validação do mesmo via e-mail enviado ao endereço cadastrado; mas há também muitos sites que simplesmente habilitam o acesso à tais usuários, sem ao menos verificar se seus dados cadastrados, inclusive o e-mail, são reais e estão corretos.

Então o usuário começa a utilizar o serviço, às mil maravilhas, sem nenhum problema aparente. Mas "há" um problema aí!

E qual seria este problema? O problema é que o tal usuário tem memória fraca; ele vive esquecendo as coisas, e nunca lembra, principalmente, de suas senhas.

Enquanto ele não limpava o histórico dos seus navegadores e nem o gerenciador de senhas dos mesmos, não havia nenhum problema nisso: - pra que se preocupar, já que quando entro no site, a senha já está cadastrada, isso quando já não entra diretamente na minha conta cadastrada?

Mas um dia este usuário precisará fazer algum tipo de manutenção em seu computador, e muitas vezes isso inclui a limpeza dos históricos e gerenciadores de senhas dos navegadores.

E quando este usuário vai novamente acessar sua conta, ele se dá conta de que não lembra qual a senha que permite o acesso à conta... hum, mas ele pode pegar em suas anotações; mas ele também não tem a senha anotada. O que fazer?

Simples! Todos os sites onde é preciso realizar um cadastro para seu acesso possuem opções de recuperação da senha, que quase sempre envolve o envio de um e-mail com o processo a ser realizado para recuperação da senha. Até aí, nada demais.

esquecimento

Então o usuário entra no seu serviço de e-mail e tenta se logar no mesmo... mas ao fazer isso, o site recusa-se a fazer o login: avisa que o e-mail não existe ou que senha está incorreta. Aí é que começam todos os seus problemas...

Lembra-se quando o usuário fez o cadastro no site de onde ele quer tentar recuperar sua senha agora? Pois então, quando ele cadastrou o e-mail, ele colocou um e-mail que não era dele: ele simplesmente digitou qualquer e-mail e nem se preocupou com os problemas que isto poderia acarretar futuramente.

Então, o que ele faz? Ele tenta cadastrar um novo e-mail com aquele endereço que ele cadastrou no site. Bom, se ele tiver sorte e ninguém ainda ter feito um cadastro com este e-mail, ele conseguirá cadastrá-lo, e assim conseguirá acessar novamente aquele site, com a nova senha.

Mas, e se ele não for sortudo? Neste caso, o e-mail já foi cadastrado e não é ele que tem acesso à ele. E o que aconteceu? O pedido de senha que ele fez anteriormente chegou para outra pessoa, que não é ele; problemas à vista...

Este longo texto é só para demonstrar o que acontece muitas vezes por aí: pessoas que fazem inúmeros cadastros com e-mails que elas nunca sequer viram antes, e quando precisam usar os serviços destes e-mails, como na recuperação de senhas, simplesmente não conseguem, porque cadastraram e-mails já existentes e que são de outros usuários; se estes usuários não forem nenhum tipo de golpista, eles simplesmente irão ignorar os e-mails com os pedidos de senha que eles receberam; agora, se eles forem algum golpista...

Outro problema recorrente é, na hora de fazer um cadastro, colocar o e-mail de algum conhecido, que realmente exista, mas a pessoa perder o contanto com este conhecido, ou até mesmo, depois de algum tempo, não lembrar mais quem foi que fez o tal cadastro.

Então, se você não quer passar por este ou por outros tipos de problemas, na hora de cadastrar algum e-mail em qualquer site, cadastre um e-mail real e que seja seu; guarde muito bem os seus dados, como e-mail, senha e outros tipos de verificações, como perguntas secretas; vale à pena perder mais alguns minutos cadastrando um novo e-mail do que depois perder todos seus dados, contatos ou acessos em vários sites cadastrados simplesmente por não ter tomado o devido cuidado na hora de realizar tais cadastros.


+ RECENTES DE Tutoriais

fonte-alimentacao-pc
Fonte de energia: importante e negligenciada: parte 1
comments powered by Disqus

Voltar ao Topo